Todas as crianças são muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito carinho. É sobre estas crianças que vamos tentar falar um pouco e chamar sua atenção. A criança portadora de necessidades especiais, além do direito, tem a necessidade de cursar uma escola normal, de ser tratada com muito carinho e respeito por todos nós a inclusão social de portadores de deficiências físicas e mentais, é uma proposta que oferece educação de qualidade para todos, sem discriminação. Dessa forma, alunos especiais freqüentariam as mesmas escolas das demais crianças. O que está na base desse movimento mundial, responsável por uma grande transformação, é a valorização da diversidade. Assim sendo, é garantida a cada aluno a oportunidade de desenvolver ao máximo o seu potencial, num ambiente enriquecedor e estimulante.


terça-feira, 15 de junho de 2010


Doença genética


Progeria
é uma doença genética extremamente rara, caracterizada por acelerar o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal onde a expectativa média de vida é entre os 14 e os 16 anos. Estima-se que afecta um de cada 8 milhões de recém-nascidos.

  • A forma mais severa desta doença é a chamada síndrome de Hutchinson-Gilford nomeada assim em honra de Jonathan Hutchinson, que foi o primeiro a descrever a doença em 1886 e Hastings Gilford que foi quem realizou diferentes estudos a respeito de seu desenvolvimento e características em 1904.
  • Esta doença é causada por morte celular precoce ou pela perda progressiva e acelerada das extremidades dos telômeros célula que influencia o envelhecimento qual quer uma destas causas é de natureza genética.
  • Em Portugal existe só um caso de progeria cuja portadora da doença é uma menina de 9 anos, no mundo existem apenas 40 pessoas portadoras desta doença. Não podendo deixar de refere a existência da associação The Progeria Research Foundation cujo objectivo é encontrar a cura para esta doença.



É uma doença muito rara que afecta cerca de 40 pessoas em todo o mundo.É uma doença genética muitíssimo rara que acelera o processo de envelhecimento em cerca de 7 vezes em relação ao normal. Resultado: meninos vivem no máximo até os 16 anos e meninas não passam dos 14 anos.
Os portadores caracterizam-se por baixa estatura ou nanismo, cabelo rarefeito ou ausente, envelhecimento prematuro, face estreita, fenótipo emagrecido, e outros sintomas.


se quiser se aprofundar no assunto acesse: http://sinistroaoextremo.blogspot.com/2009/03/progeria-ou-sindrome-de-hutchinson.html

http://diariodebiologia.com/2008/10/progeria-ou-envelhecimento-precoce/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita